domingo, 10 de abril de 2016

Província de Shimane quer mais trabalhadores estrangeiros e cria programas de incentivo

Shimane

O governo da província de Shimane, em parceria com entidades e prefeituras locais está criando ações para atrair trabalhadores estrangeiros. A fim de evitar problemas, tais como salários não pagos, as associações patronais começaram a mover-se para as atividades educativas do empregador.

A montadora Daihatsu anunciou que contratará mais estagiários vietnamitas. Vai passar dos 10 atuais para mais 20 contratações nos próximos 2 anos. Para melhorar a comunicação entre japoneses e estrangeiros, a empresa tem programado encontros como jogos de boliche, por exemplo.

A Associação das Indústrias de Confecção já apresentou 58 estrangeiros à 8 das associadas. Também falta mão de obra para trabalhar nas fazendas, onde se pretende alocar os estagiários vietnamitas.

Brasileiros são muito bem vindos em Shimane
São 2 tipos de estrangeiros que ocupam diversas vagas na província: os estagiários, maioria vinda da Ásia, e os nikkeis brasileiros. Os brasileiros são maioria na cidade de Izumo e boa parte trabalha na Murata Seisakusho. Para eles, a província junto com as empresas empregadoras pretende oferecer benefícios como auxílio para voltar ao país de origem.

Além disso, os cerca de 1.300 brasileiros que são empregados através das chamadas empreiteiras, já tem dentro da Murata loja com produtos brasileiros e até menu com cardápio brasileiro no refeitório, segundo o jornal econômico – Nikkei. Segundo a matéria, há uma NPO para dar suporte às crianças nas escolas japonesas.

Com a vinda dos trabalhadores estrangeiros na cidade de Izumo, além da internacionalização, preenchem-se duas lacunas: a da falta de mão de obra e da diminuição da população japonesa.

Solução de problemas advindos com a contratação de estrangeiros – pagamento de salário
Há uma preocupação por parte do governo em relação à expansão da aceitação de estrangeiros – o aumento de problemas. Num passado próximo, já aconteceu o não pagamento de salário ao estrangeiro, dentro da província de Shimane. Kenji Moriwaki diretor executivo da Associação dos Empresários de Shimane, promoveu um  seminário sobre os recursos humanos estrangeiros, em março deste ano. “Em primeiro lugar é necessário ter uma forte consciência para o cumprimento das leis e regulamentos, como a Lei das Normas de Trabalho e a Lei da Segurança e Saúde no Trabalho”, afirmou Moriwaki.
Fonte: IPC Digital com Nihon Keizai Shimbun
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário